Edições

     

Volume 29/1 - Julho/Dezembro de 2016

Música no espaço luso-brasileiro

O eixo temático “Música no espaço luso-brasileiro”, deste volume, irmana-se com um conjunto de estudos apresentado anteriormente neste periódico, “Repercussões do longo século XVIII” (RBM, v. 23, n. 2, jul-dez. 2010), e oferece mais um conjunto de artigos que enfoca as relações históricas, musicais, culturais e musicológicas entre Brasil e Portugal. Os referidos volumes relacionam-se ainda à perspectiva apresentada no volume imediatamente anterior (RBM, v. 28, n. 2, jul-dez. 2015), ao integrar-se ao “sistema mundo” (Wallerstein) por meio de práticas musicais pertencentes a estruturas institucionalizadas do saber historicamente situadas e que, no entanto, contém em si possibilidades de reposicionamento das relações entre “centro” e “periferia” e de reinventar visões de mundo.

Leia o conteúdo da edição...
     

Volume 28/2 - Julho/Dezembro de 2015

Sistema Mundo

Este volume remete às relações socioculturais da música em contextos geoculturais diversos. O termo “sistema mundo” é emprestado do sociólogo Immanuel Wallerstein no intuito de sugerir que este conjunto de textos seja lido sob a perspectiva de que seus objetos de estudo integram um sistema maior, que resultou em estruturas institucionalizadas do saber historicamente situadas e instauradas pelo capitalismo, resultando em visões de mundo e relações entre “centro” e “periferia”.

Leia o conteúdo da edição...
     

Volume 28/1 - Janeiro/Junho de 2015

Cosmoramas

Este volume evoca as diversas visões de mundo instauradas pela música em sua diversidade cultural, estilística e ideológica, ao lado de uma proposta de ciência indisciplinada da música. O título sugestivo “cosmoramas” apropria-se da experiência daquelas “instalações” da cultura urbana dos séculos XIX-XX, que simulavam paisagens por onde as pessoas passavam sob efeitos especiais de aparelhos óticos e grandes painéis de pintura, cuja artificiosidade pode ser equiparada à “visão do mundo” instaurada pela disciplina musicológica.

Leia o conteúdo da edição...
     

Volume 27/2 - Julho/Dezembro de 2014

Música popular: história, etnografia e sociologia

Este volume dá continuidade ao universo de pesquisa anteriormente apresentado no volume “Música em espaços urbanos”. Ambos apresentam abordagens que se consolidaram recentemente na musicologia. Os artigos que o compõem discutem a música popular urbana no Brasil e alguns de seus movimentos representativos dos séculos XX e XXI.

Leia o conteúdo da edição.
     

Volume 27/1 - Janeiro/Junho de 2014

Edição comemorativa dos 80 anos da RBM

Este volume comemora os 80 anos da Revista Brasileira de Música e consolida sua política editorial de internacionalização e democratização do acesso ao conhecimento. Criada em 1934, a RBM é o periódico acadêmico-científico da área de música mais antigo do Brasil e da América Latina.

Leia o conteúdo da edição...
     

Volume 26/2 - Julho/Dezembro de 2013

Música em espaços urbanos

Este volume traz o eixo temático “Música em espaços urbanos” e apresenta abordagens que se consolidaram recentemente na musicologia ao lado de outras que vêm ocupando a pesquisa musical há mais tempo. Os artigos que compõem este volume tratam de conjunturas musicais das Américas e Europa.

Leia o conteúdo da edição...
     

Volume 26/1 - Janeiro/Junho de 2013

Sentido, estilo e idiomatismo

Este volume propõe o eixo temático “Sentido, estilo e idiomatismo” e discute a construção de sentido com ênfase nos diversos tratamentos estilísticos plasmados por especificidades idiomáticas dos instrumentos musicais utilizados ou evocados, bem como pela apropriação de idiomatismos estilísticos de diversas tradições musicais. Os artigos que compõem este volume oferecem um horizonte histórico e cultural diversificado, abrangendo um longo arco cronológico, desde o século XVIII até a atualidade, em conjunturas musicais das Américas, Europa e Ásia.

Leia o conteúdo da edição...
     

Volume 25/2 - Julio/Dezembro de 2012

Religiosidade e sacralização

Este volume da Revista Brasileira de Música, sob o eixo temático “Religiosidade e secularização”, trata da produção e recepção de gêneros musicais em contextos litúrgicos e seculares, a permanente resignificação da função social da música, desde as tradições ibéricas e luso-brasileiras no período colonial até o redirecionamento para os modelos cosmopolitas europeus, especialmente no período de transição da Monarquia à República no Brasil. Incita o olhar para a relação de reciprocidade entre música religiosa comprometida com os afetos seculares e a música secular comprometida com afetos religiosos.

Leia o conteúdo da edição...
     

Volume 25/1 - Janeiro/Junho de 2012

Análises da música popular

Este volume da RBM tem como eixo temático “Análises da música popular” e propõe uma aproximação da análise musical rumo à crítica cultural, reiterando as possibilidades de diálogo e conciliação de posturas teóricas e políticas colocadas frequentemente sob supostos confrontos e antagonias.

Leia o conteúdo da edição...
     

Volume 24/2 - Outubro 2012

Tradição e inovação no século XX

Este volume da RBM tem como eixo temático “Tradição e inovação no século XX”. Apresenta posicionamentos críticos e analíticos pertinentes ao estudo da música no Brasil do período, especialmente voltados aos desafios da inovação e a busca pela tradição, seja no contexto de construção de identidade nacional, seja em momento posterior que expresse o intuito de superação dessas amarras estético-ideológicas. Que este volume propicie ao leitor um significativo encontro com a análise musical e a crítica histórico-musical.

Leia o conteúdo da edição...
     

Volume 24/1 - Junho 2011

O Longo Século XIX

O presente volume tem como eixo temático “O longo século XIX” e apresenta posicionamentos críticos pertinentes ao estudo da música no Brasil do período, especialmente voltados a questões de identidade e alteridade, sob as perspectivas diversas da crítica cultural, da história da recepção, da sociologia, dos estudos estilísticos, da história cultural e dos estudos da música popular.

Leia o conteúdo da edição...
     

Volume 23/2 - Outubro de 2010

Repercussões do Longo Século XVII

O volume tem como eixo temático as “Repercussões do longo século XVIII” e apresenta contribuições de interesse geral e específico.

Leia o conteúdo da edição...
     
Volume 23/1 - Abril de 2010

O conteúdo deste volume abrange questões críticas, entre as quais o conceito de autoria no Ocidente e suas ramificações na música – de especial interesse para a musicologia – e os conceitos de realidade social do cotidiano e o processo de socialização musical – no campo da educação musical.

Leia o conteúdo da edição...